Coisas que uma pessoa com TDAH gostaria que você soubesse
- daphnerq
- 5 de mar. de 2025
- 3 min de leitura

"Quando te interrompo, não significa que não estou valorizando o que você está dizendo. Por minha dificuldade de memória operacional, muitas vezes preciso falar o que estou pensando na hora, ou senão esquecerei."
"Calcular o tempo não é algo instintivo para mim. Parece óbvio para os outros, mas gerenciar os afazeres em função do relógio e cumprir horários rígidos exige um grande esforço de minha parte."
"Por vezes me sinto em uma rotação diferente do mundo e, quando me dou conta, minha mente divagou e não executei o que tinha me proposto. Prefira sugestões construtivas ao apontar minhas dificuldades. Eu já costumo me sentir frustrado
(a) e posso ter tendência a uma autoestima baixa."
"Coisas simples que todos executam com grande facilidade, como fazer compras, organizar a casa, pagar contas e até me arrumar para sair podem ser tarefas complexas para um cérebro com TDAH. A dificuldade de controlar a atenção pode me trair e prejudicar minha memória também."
"Por ter dificuldade no controle de impulsos, posso ser interpretado(a) como empolgado
(a) e intenso(a) demais, e acabar tendo reações fortes para me defender ou sendo sincero(a) demais. Esse mesmo aspecto pode me envolver com grande proporção em coisas prazerosas, sendo difícil desengajar do que me traz muita recompensa emocional."
"Em momentos de hiperfoco, posso criar soluções incríveis e surpreender a todos com meu rendimento. No entanto, geralmente me sentirei exausto(a) após períodos que exijam uma concentração muito minuciosa, precisando descansar em seguida."
"Iniciar e manter-me envolvido(a) em determinadas atividades é outro grande desafio.
Preciso estar muito motivado(a) para não procrastinar e seguir até o fim com o mesmo nível de concentração."
"Pela grande excitabilidade neurológica, posso ter ideias altamente criativas e pensar em muitas coisas ao mesmo tempo. Esta mesma característica, no entanto, pode fazer com que seja muito difícil desligar meu cérebro na hora de dormir,"
"Inclusive, o sono é uma das minhas maiores queixas, pois existem pesquisas que indicam que meu cérebro libera cortisol mais tarde do que a média populacional, o que faz com que acordar seja uma tarefa homérica, exigindo cafeína (o que nem sempre é bom, pois pode aumentar minha ansiedade)."
"Muitas vezes sou mal-interpretado(a) ou julgado como imaturo(a) por ser muito tagarela e empolgado(a) demais com as coisas que me interessam. Isso pode acabar gerando ansiedade ao me relacionar socialmente e posso me tornar perfeccionista por medo da inadequação."
"Preciso conferir diversas vezes se fechei a porta, se peguei as chaves, se desliguei o fogão ou até mesmo tirar fotos do local onde estacionei o carro, pois muitas vezes meu cérebro pode ter dificuldade de registrar o que acabei de fazer, se eu não estiver com atenção plena nesta ação."
"Caso a hiperatividade esteja associada, precisarei de muito mais movimento corporal (por meio de esportes regulares ou demais atividades) para me autorregular e conseguir estar conectado(a) com o momento presente. Não interprete mal essa minha necessidade."
"Por ter uma relação diferente com o tempo e com os processos atencionais, posso acabar não sentindo tanta saudade e esquecendo ofensas que as pessoas direcionaram a mim, sendo interpretado(a) como insensível ou ingênuo(a)."
"Ao conversar ou enquanto escrevo uma redação, posso ter dificuldade em ser objetivo (a), abrindo várias "abas" ao mesmo tempo, que nem sempre parecerão relacionadas para quem está me ouvindo ou lendo. Seja gentil e me ajude a lembrar dos assuntos, indicando de onde parei."
"Ao pedir favores no dia a dia ou ao conversar sobre compromissos futuros, não me dê muitos comandos ou informações ao mesmo tempo, pois provavelmente eu acabarei lembrando de apenas uma parte do que você solicitou e acharei difícil me visualizar em eventos que ainda levarão muito tempo para acontecer." Por essa razão posso parecer ranzinza ao não conseguir te dar respostas sobre um convite que recebemos, por exemplo."
"Por vezes posso perder objetos ou deixar de fechar a casa, esquecer o local onde estacionei o carro, pois minha mente estava em outro lugar. Não adianta me pressionar que não vou lembrar. No lugar disso, me ajude a trabalhar a atenção plena quando estiver executando algo importante."
Fiz esta lista baseada nos relatos clínicos e achados científicos atuais sobre o Transtorno de Déficit de Atenção.
Você que possui essa forma de neurodivergência, acrescentaria mais algum ponto?






Comentários