O superdotado nas relações: como estabelecer vínculos seguros?
- daphnerq
- 5 de mar. de 2025
- 1 min de leitura
(Vale para amor, amizades e trabalho)

Conheça a si mesmo: saber claramente seus valores, sua personalidade e seus interesses pode filtrar automaticamente relações e lugares que não sejam apropriados para você.
Vá devagar: sua intensidade e vontade de dar certo pode prejudicar sua percepção do quanto os outros estão sendo recíprocos e contribuindo para a relação funcionar.
Deixe a relação pulsar: não se deixe fundir totalmente no outro ou num objetivo, tenha momentos sozinho para lembrar de quem você é e sentir seguro, e outros em que você vai criar coragem de se entregar.
Identifique qual o lugar que você assume na vida dos outros: não seja apenas o cuidador ou o resolvedor de problemas. Busque pessoas que estejam curiosas sobre você, antes do que possa oferecer.
Observe as pessoas: veja como lidam com outras relações antes de se comprometer. Verifique como elas se organizam em suas vidas, quais os valores que as guiam.
Registre as sensações do seu corpo e reconheça gatilhos antigos: você fica seguro na presença de determinada pessoa? Como fica sua respiração e frequência cardíaca? É possível ser vulnerável e espontâneo naquele lugar?
Evite vínculos em que os demais se sentem ameaçados por seu conhecimento e habilidades, competindo ou se comparando o tempo todo. Tenha certeza de que podem existir pessoas maduras e seguras de suas escolhas de vida que não precisarão evocar isso o tempo todo e poderão enxergá-lo para além de seu potencial intelectual.
Não desanime: pode parecer difícil encontrar pessoas realmente afins, mas elas existem!






Comentários