Você sabia que pessoas com TDAH não têm problemas de atenção?
- daphnerq
- 5 de mar. de 2025
- 1 min de leitura

Na verdade, o TDAH é um tipo de neurodivergência caracterizado por dificuldades nas funções executivas, o que interfere na habilidade da pessoa em CONTROLAR a sua atenção do modo como ela deseja. São afetadas, principalmente funções como a capacidade de inibição, memória operacional e gerenciamento de tempo.
A atenção da pessoa com TDAH é como uma adolescente rebelde: não gosta de ser controlada, é impulsiva e movida ao que dá muito prazer e recompensa (dopamina).
Os hiperfocos são presentes em assuntos motivadores, dos quais é difícil desengajar, pois falta um "freio" que limite o comportamento. Por esse pensamento livre e cheio de possibilidades simultâneas, elas se tornam altamente criativas.
Ainda sobre as funções executivas, podem aparecer questões quanto à iniciativa, organização, planejamento/priorização e persistência, o que pode trazer baixa autoestima, ansiedade de desempenho e, em alguns casos, levar à depressão.
Quanto mais uma pessoa com TDAH compreende seu cérebro, mais fácil fica de criar estratégias para driblar as dificuldades e compensá-las.
Já tinha pensado no TDAH dessa forma?






Comentários